lundi 8 septembre 2008

O belo cinema p&b francês de 50 - 60




Ontem assisti "Ascenseur pour l'échafaud" um filme de 58 do francês Louis Malle, em português o título é traduzido para "Ascensor para o cadafalso". Eu estou longe de entender de cinema e sair escrevendo opiniões por aí sobre a sétima arte. Mas gosto bem, e muitas vezes assisto coisas que me agradam muito, como esse filme. E como não tenho lá os critérios de um bom cinéfilo, pra mim o bom filme é aquele que me toca; com suas cores, ambientes, sons e música, figurinos e uma estética em geral.

Este filme, "Ascenseur pour l'échafaud", é um prato cheio desses bons critérios. Pra começar pela música, toda a trilha do filme foi feita por Milles Davis. A música se mistura perfeitamente com a luz e sombra maravilhosa da Paris dos anos cinquenta e da bela atriz Jeanne Moreau. O filme tem um ritmo ótimo, um roteiro muito bom e... não sei bem como dizer, mas ele tem aquele "formato e efeito" dos filmes franceses em preto e branco dos anos 50 e 60 que eu acho sensacionais! Outros que também estão nessa listinha são os filmes: "Les Quatre Cents Coups"(Os Incompreendidos), "À bout de souffle" (Acossado) e "Belle de Jour" (A Bela da Tarde).

(...Procurando as traduções dos nomes dos filmes para o português acabo de descobrir que o tal "formato e efeito" de que tanto gosto também pode ser chamado de nouvelle vague? doup!!)

Bom, o Post vai como dica pro kit "bom filme+sofá+pipoca+e se rolar, namorado"!
E agora também, como a lição do dia: nouvelle vague, iê! :P

1 commentaire:

Bendita Januária e outras histórias a dit…

Querida Lucrécia,

por falar na sétima arte + pipoca + Paris, gostaria de um dia ver um post sobre Amelie Poulain, que sempre me lembro de vc ao ver qualquer coisa que remeta ao filme.

beijocas